Elogiada pela crítica especializada e pela imprensa nacional e internacional, a Abertura das Olimpíadas 2016 ocorreu na cidade do Rio de Janeiro no dia 05 de agosto, a partir das 19h15 com a realização de um show preliminar. Após a apresentação de aquecimento, a cerimônia propriamente dita começou pontualmente às 20h e apenas encerrou à 0h, com o acendimento da Pira Olímpica.
O tema que conduziu a abertura foi a história do Brasil e como se deu a construção da identidade do povo brasileiro, destacando a migração e a miscigenação.
A festa versou pela diversidade de ritmos e a trilha sonora da cerimônia contou com samba, funk, MPB, rap, entre outros. Com efeitos especiais, plantação de mudas, escolas de samba e até um voo da réplica do avião 14 Bis, inventado pelo brasileiro Santos Dumont, passaram pelo Maracanã.
Outro momento muito comentado nas redes sociais foi a apresentação do cantor Paulinho da Viola, que interpretou o hino nacional. Anitta, Caetano Veloso, Elza Soares, Ludmilla, Gilberto Gil, Karol Conka, Mc Soffia, Wilson das Neves, Zeca Pagodinho e Marcelo D2. Cotados, Diogo Nogueira e Wesley Safadão ficaram de fora da festa.
A modelo Gisele Bündchen também desfilou na cerimônia, como já havia sido revelado pelo Confira Mais. Porém, em entrevista à imprensa neste dia 8 de agosto, Fernando Meirelles, cineasta e um dos diretores da Abertura, disse que a gaúcha errou o passo. “Ela foi devagar, a música [“Garota de Ipanema”] acabou e não deu tempo para ela fazer a cena”. A canção foi reinterpretada pelo neto de Tom Jobim, Daniel Jobim.
Aproximando-se o encerramento dessa festa inaugural, o vice-presidente e atual presidente interino, Michel Temer, fez um discurso rápido, mas o suficiente para ser vaiado pelo público presente no Maracanã. Antes, ele havia quebrado o protocolo do Comitê Olímpico Internacional (COI) e não discursou no começo da cerimônia de Abertura.
A atleta Yane Marques foi a porta-bandeira da nação no desfile das delegações. O momento marcou a presença da primeira transexual em uma cerimônia de Abertura das Olimpíadas, com a modelo brasileira Lea T à frente do time Brasil. Ao entrar no palco, os atletas de todo o mundo traziam sementes de plantas do Brasil, que serão mantidas em estufa e formarão uma floresta no bairro de Deodoro, no Rio de Janeiro.
A tocha entrou no estádio pelas mãos do tenista Gustavo Kuerten e depois a jogadora de basquete Hortência a carregou. Mas a grande surpresa ficou por conta do maratonista Valderlei Cordeiro de Lima, atleta impedido de ganhar o ouro em Atenas Valderlei Cordeiro de Lima, que acendeu a Pira Olímpica.
As delegações olímpicas foram apresentadas por voluntários que pedalavam bicicletas enfeitadas. Cerca de 10 mil atletas dos países participantes desfilaram. Grécia abriu os desfiles e Brasil fechou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário